Qual é a escola certa para o meu filho?
Não existe uma fórmula mágica para responder essa pergunta.
Será preciso, quando chegar esse momento, que os pais pesquisem muito e o mais importante, que os filhos participem na escolha da escola.
Separei algumas dicas que podem ajudar!
1 – Que tipo de escola eu quero para o meu filho?
Para ajudar nessa questão é importante que os pais lembrem das escolas que estudaram, como eram, se gostavam e o que mudariam se pudessem opinar naquela época. Com esse exercício é possível achar um caminho. Existem diversos tipos de escolas desde as tradicionais até construtivistas. Se você fosse estudar hoje, na mesma escola que estudou, colocaria seu filho ou gostaria de algo novo?
2 – Proposta pedagógica
Esse é um tema muito atual, aja vista as recentes mudanças em toda estrutura educacional brasileira.
A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas, a linha de ensino e da atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, participação dos pais e alunos.
Ou seja, é a escola em si.
3 – Estrutura
Visite os espaços, sempre leve a criança e veja se ela se sente acolhida. Pergunte sobre horários, reuniões e eventos. Atente-se ao local e a distância percorrida de casa até a escola. Veja se a mesma possui parcerias com empresas próximas a ela, isso mostra que é respeitada na comunidade.
4 – Preço X Qualidade
Cuidado para não valorizar e desvalorizar demais. Faça uma lista de tudo que você espera da escola e converse muito sobre todos os pontos. Faça pesquisas em outras instituições para ter parâmetros de decisão. Atente-se para o atendimento recebido em cada local visitado.
Se prepare, não deixe para última hora!!
Sandro Leite
Consultor de empresas, especialista em atendimento, marketing e vendas.